Faeal e Senar AL apoiam capacitações sobre gestão de riscos e monitoramento das secas

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) realiza, de 5 a 7 de novembro, o Seminário “Gestão dos Riscos de Secas no Brasil” e o Treinamento Avançado “Tecnologias de Sensoriamento Remoto para Monitoramento de Secas”. Os eventos acontecem no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões. O objetivo é capacitar profissionais para terem maior autonomia no monitoramento das condições de secas e na avaliação dos seus impactos em diferentes ecossistemas, utilizando dados como precipitação, umidade dos solos e índice de vegetação, especialmente do Sistema EUMETCast África.

Pio Guerra Júnior, presidente da Faepe, é um dos palestrantes. (Foto: Senar PE)

Os eventos contam com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AL). São voltados para profissionais de instituições regionais, estaduais, federais e internacionais interessadas em usar o Sensoriamento Remoto para monitorar as secas, e de organizações dos setores público e privado envolvidas na gestão e monitoramento ambiental ou focadas principalmente em pesquisa.

Os participantes terão a oportunidade de dialogar com profissionais que desenvolvem experiências exitosas na gestão das secas no Nordeste brasileiro e com especialistas nas tecnologias mais avançadas de Sensoriamento Remoto para o monitoramento das secas. O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra Júnior, abrirá o seminário com a palestra sobre o Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, um ambiente de conhecimento, estudos e proposições indispensável ao planejamento econômico do Nordeste.

O Seminário acontece no dia 5 e é aberto ao público. Já para participar do treinamento, nos dias 6 e 7, é preciso fazer a inscrição, no valor de R$120 para profissionais ou R$80 para estudantes. As inscrições podem ser feitas somente até o dia 2 de novembro, no site do evento, onde a programação completa também está disponível.