Programas de Saúde: Paulo Jacinto inova com atendimentos odontológicos

Orientações sobre cuidados com o corpo e câncer de mama, ginástica laboral e 117 exames de citologia realizados entre as mulheres. Palestra sobre doenças da próstata, 111 exames de PSA, 105 de toque retal e 50 aferições de pressão arterial entre os homens. Acrescente a esses dados mais de 50 atendimentos odontológicos e serviços de estética, como cortes de cabelo, e você tem um balanço do que foram os Programas de Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – no município de Paulo Jacinto, agreste alagoano, a 112 Km da capital Maceió.

A ação foi realizada em parecia com a Prefeitura Municipal. Segundo a mobilizadora do Senar AL, Iolanda Tenório, o evento teve entre os diferenciais os atendimentos odontológicos, com realização de exames para busca ativa de lesões de câncer ou cancerizáveis, orientação de higiene bucal e das próteses dentárias. Os casos que necessitavam de acompanhamento já eram imediatamente agendados.

“Outros diferenciais foram a organização e o público. Conseguimos mobilizar um bom número de mulheres, os homens chegaram cedo e, de imediato, receberam as fichas de atendimento, por ordem de chegada, e a adesão aos exames foi muito boa”, comenta Iolanda.

O prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, e a secretária de Saúde, Maria do Carmo Barbosa Martins Silva, acompanharam as ações, que foram divididas entre a Unidade de Saúde Mário Leandro da Costa, onde ocorreram os atendimentos aos homens, e o PSF3, que recebeu as mulheres.

No próximo dia 30, os Programas de Saúde do Senar retornarão ao agreste de Alagoas. Desta vez, as ações acontecerão no município de Belém.