Deputada Jó Pereira e dirigentes da Faeal e Senar discutem estratégias para o desenvolvimento rural

Reunião aconteceu na sede da Faeal e do Senar

Dirigentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal – e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – se reuniram com a deputada estadual Jó Pereira (MDB), na manhã desta segunda-feira, 2, para discutir estratégias que promovam o desenvolvimento do setor agropecuário. A reunião aconteceu na sede da Faeal, a pedido da parlamentar. A pauta teve como foco a oferta de assistência técnica para produtores rurais alagoanos.

Segundo Jó Pereira, a assistência técnica garantirá a presença do jovem no campo, o acesso do produtor às linhas de crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf –, às tecnologias e ao conhecimento. As estratégias de desenvolvimento rural têm entre os objetivos possibilitar a produção que incentive a vinda de agroindústrias para gerar valor agregado ao que se produz em Alagoas.

“Nós temos a agroindústria da cana-de-açúcar em funcionamento, a Amafil, maior processadora de mandioca do Brasil está se instalando na cidade de Teotônio Vilela e começará a funcionar em junho, e o suporte da Faeal e do Senar é importante na oferta de assistência técnica e na organização de produtores para que possam, coletivamente, reduzir os custos, aumentar a produtividade, entregar produtos de qualidade à indústria e garantir o desenvolvimento sustentável do campo”, avalia a parlamentar.

Deputada Jó Pereira ao lado do presidente e do vice-presidente da Faeal, Álvaro Almeida e Edilson Maia

Jó Pereira foi recebida pelo presidente da Faeal, Álvaro Almeida; o vice-presidente, Edilson Maia; o superintendente do Senar Alagoas, Fernando Dória; a coordenadora técnica, Graziela Freitas; a coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial, Luana Torres; e o integrante do Conselho Administrativo, Nilson Agra. Ficou decidido que a primeira ação será focada na assistência técnica para os produtores de mandioca que serão fornecedores da Amafil, a partir de um trabalho de mapeamento desses agricultores.

“O interesse da deputada Jó Pereira em ajudar o setor agropecuário de Alagoas nos traz uma satisfação muito grande. Colocamos nossa casa ao inteiro dispor, todos os pleitos são procedentes, chegam num momento em que a CNA vem fortalecendo a importância da assistência técnica para o desenvolvimento do agro e nós verificaremos tecnicamente como viabilizar as demandas. É importante frisar que essas ações não abrangem necessariamente o nosso público, mas o pequeno produtor nunca deixou de ser assistido, principalmente pelo Senar”, comenta o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

Para o superintendente do Senar Alagoas, Fernando Dória, a atuação de Jó Pereira na interlocução com os municípios abre novas perspectivas para a assistência técnica em Alagoas. “Uma grande planta está sendo montada para o processamento de mandioca e, possivelmente, haverá um grupo grande de produtores que poderemos atender, além de outros grupos no Estado. A assistência técnica é hoje o carro-chefe do Senar e com um diferencial, que é o atendimento a grupos de 30 produtores, com uma visita mensal do técnico de campo a cada propriedade. Caso haja público, nossa expectativa é atender cerca de dois mil produtores este ano”, estima.

Fernando Dória, superintendente do Senar, fala sobre o trabalho de assistência técnica da instituição