Alunos da Rede E-Tec apresentam trabalhos de conclusão de curso

Aos 70 anos, José Cabral é um exemplo para os colegas

Estudantes do Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar – apresentaram os trabalhos de conclusão de curso no último sábado, 14. Ao todo, 27 trabalhos foram apresentados por 42 alunos de sete polos de apoio presencial: Arapiraca, Mar Vermelho, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Penedo, Major Izidoro e Mata Grande.

Aos 70 anos, o formando José Cabral Filho é um exemplo para os colegas de Palmeira dos Índios. Autor do trabalho intitulado “O que leva um produtor rural pequeno ou médio a ser assistido por um contador?”, o professor aposentado de Matemática não se cansa de aprender. No último mês de março, concluiu a segunda graduação, em Ciências Contábeis, e agora pretende usar o conhecimento adquirido no curso técnico do Senar para o trabalho como perito contador.

“Recebi o meu diploma de Contábeis e, em julho, fui nomeado perito contador da 63ª Vara do Trabalho em Palmeira dos Índios. Agora eu quero trabalhar no agronegócio como perito, quando aparecer algum problema sobre perícia, envolvendo um trabalhador rural, eu tenho competência para atuar”, comenta José Cabral.

Formandos de Arapiraca falam sobre importância da ATeG na bovinocultura de leite

“Eu saí de casa muito jovem e já viajei o mundo quase todo. Morei três anos na Polônia, conheço Paris, a Alemanha, a Áustria, Roma, experiência de vida eu tenho e sou incansável na busca de conhecimento. Se eu vejo você fazendo algo, me pergunto: por que eu não posso fazer? É só me especializar, é só aprender”, diz o formando.

O Curso Técnico em Agronegócio do Senar também abriu novas perspectivas para o gerente de crédito rural Rafael Henrique Mendes, de Arapiraca. Em parceria com o colega Jadson Rafaael Canuto de Oliveira, ele apresentou o TCC sobre a importância da Assistência Técnica e Gerencial na bovinocultura de leite. “Entrei no curso já com uma experiência na área de crédito, mas não tinha uma formação. Aprendi bastante e agora já estou fazendo visitas, acompanhando clientes, já comecei também a fazer a parte técnica. Só tenho a agradecer”, comenta.

Para a tutora do polo de Palmeira dos Índios, Taciana Salvador, o momento de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso é a finalização de uma fase importante na vida dos alunos. “Eles passaram por todas as etapas do conhecimento, então, agora é a oportunidade de mostrarem que se qualificaram aqui, que todo o esforço deles, dos tutores e da equipe técnica do Senar valeu a pena”, diz.

Taciana Salvador: “É o momento de mostrar que tudo valeu a pena”

Novas vagas
O Senar está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio. O curso é gratuito, , na modalidade semipresencial. Em Alagoas, 125 estudantes terão a oportunidade de se qualificar. As vagas estão distribuídas em seis polos de apoio presencial (Arapiraca, Major Izidoro, Mar Vermelho, Mata Grande, Palmeira dos Índios e Penedo). o edital está disponível no portal etec.senar.org.br, onde as inscrições devem ser feitas até às 23h59 do dia 22 de janeiro, horário de Brasília.