Belém realiza 80 mamografias em dia de programas de saúde do Senar

80 mamografias foram realizadas na unidade móvel “Amigo do Peito”

O caminhão cor de rosa estacionado em frente à Unidade Básica de Saúde Aurélio Antero Torres, no início da manhã da última sexta-feira, 30 de agosto, era o primeiro sinal de um dia muito importante para a comunidade do povoado Chã de Belém. O “Amigo do Peito”, unidade móvel de mamografia digital, foi um reforço de peso para os programas de saúde promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – e a Prefeitura de Belém, município do agreste alagoano.

Ao todo, foram realizadas 80 mamografias na unidade móvel. Além disso, 112 mulheres fizeram exame de citologia, 116 homens se submeteram ao PSA e 98 ao toque retal. O dia de ações reuniu profissionais e estudantes da área da saúde e também ofereceu atividades físicas; oficinas de sal de ervas e de ervas medicinais com doação de mudas

Palestra sobre saúde bucal

; palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis e saúde bucal com distribuição de kits de higiene; serviços de massagem; limpeza de pele; pintura de unhas e corte de cabelo.

“Esta parceria com o Senar é muito importante e nos permite realizar uma ação de grande volume, para pessoas que são muito carentes. Nós, que estamos na ponta, sabemos o quanto temos sido sacrificados. A cada dia, as obrigações do município são maiores e os recursos mais escassos, então, esses programas de saúde só nos ajudam a atingir os nossos indicadores e fortalecer a saúde do município”, afirma a prefeita de Belém, Paula Santa Rosa.

Segundo a secretária de Saúde do município, Maria Jenice Ferreira de Melo, a ação é inovadora porque, além de prestar uma assistência humanizada, garante serviços difíceis de ofertar. “A mamografia, por exemplo, a gente não tem no município e é muito complicado conseguir na região, pois recebemos uma cota mínima disponibilizada pelo governo. Para conseguir realizar os exames, é preciso pensar em estratégias como esta e pagar com recursos próprios”, exemplifica.

Prefeita Paula Santa Rosa ao lado do presidente do Sindicato Rural, Nielson Barros

“Por meio dos programas de saúde do Senar, atendemos o público menos favorecido com qualidade e perfeição. Esta é a prova de que o Sistema CNA Brasil não é voltado apenas para o grande produtor, ele beneficia do agricultor familiar ao usineiro, indistintamente. Estamos muito felizes em poder realizar esta grande ação no município de Belém”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios e região, Nielson Correa Barros.

Aos 44 anos, o agricultor José Onório Filho aproveitou os programas do Senar para realizar os exames da próstata pela primeira vez. “Muitas vezes a gente precisa ir para Maceió e gastar o dinheiro que não tem para fazer um exame desse. Por isso, eu aproveitei esta ação, fiz aqui e foi muito tranquilo. Muita gente tem receio, mas, para mim, é importante cuidar da saúde e eu pretendo repetir sempre for necessário”, comenta.

Equipes da Prefeitura, Senar AL, SBU e Liga Acadêmica de Urologia