Comissão da Cana da Faeal e do Senar reunirá outras entidades representativas

Reunião na Asplana

O trabalho de reestruturação da Comissão da Cana-de-Açúcar da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas e do Senar AL terá início na próxima segunda-feira, 25, a partir das 9 horas, em reunião na sede da Faeal. A comissão contará com representantes da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba (Coopervales), Cooperativa dos Plantadores de Cana de Alagoas (Coplan) e Cooperativa Pindorama.

O objetivo da reestruturação da comissão da cana-de-açúcar da Faeal é reinserir Alagoas nas discussões de caráter nacional sobre o setor, abrindo o diálogo com a comissão nacional da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), bem como promover discussões técnicas sobre os problemas inerentes à lavoura canavieira alagoana.

Reunião na Coplan

Na última semana, o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, se reuniu com os presidentes das demais entidades para ressaltar a importância da união de esforços, sobretudo, neste momento de crise econômica para o setor. “Nós entendemos que a participação da Asplana, Coopervales, Coplan e Pindorama fortalecem a comissão e dá mais pujança para reivindicações, pois mostra a unidade da categoria. Não há dúvida de que, juntos, somando ideias, discutindo tecnicamente, esses entes têm capacidade de encontrar soluções para as dificuldades que enfrentamos na lavoura canavieira”, ressalta Almeida.

As prioridades da Comissão da Cana-de-açúcar da Faeal e do Senar ainda serão definidas. A partir daí, inicia-se um trabalho de reivindicações junto aos governos estadual e federal. Segundo Álvaro, participar das discussões na esfera nacional, por meio da interlocução com a comissão da CNA, ficou mais fácil com o auxílio da tecnologia. “Essas discussões estão sendo feitas constantemente, por meio de videoconferências que são abertas para todos os entes ou produtores de cana que queiram participar”, ressalta o presidente da federação.

COMPARTILHAR