Coqueiro Seco recebe programas de saúde do Senar pela primeira vez

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – promoveu mais uma edição dos Programas de Saúde da Mulher e do Homem no último dia 19de julho. Pela primeira vez, a comunidade de Coqueiro Seco, a 21 quilômetros de Maceió, foi beneficiada pelas ações realizadas em parceria com a Prefeitura do Município.

As ações aconteceram no centro da cidade. Na Unidade Básica de Saúde José Gomes, 94 mulheres fizeram exame de citologia, 70 verificaram a pressão arterial e 50 aproveitaram os serviços de estética. Já na Unidade Básica de Saúde Dona Zeza, 120 homens passaram por exame de PSA e 99 de toque retal, além disso, foram realizados 364 testes rápidos de hepatite B, sífilis e HIV. Após os testes, os pacientes cujo resultado do exame deu reagente foram imediatamente encaminhados para atendimento psicológico.

“Nós demos apoio, orientamos e encaminhamos esses homens para o PSF ou para o Hospital Dona Constância. Também cadastramos o endereço deles, os que não comparecerem a uma dessas unidades, serão trazidos por um enfermeiro ou agente de saúde do município, para que iniciem o tratamento. Ainda pedimos a eles que tragam a esposa para que faça os exames também, já que é importante envolver a família e tratar a doença antes que se instale”, explica a psicóloga do município de Coqueiro Seco, Ana Karine de Almeida Barbosa.

O trabalho de orientação também foi preventivo. “Inclusive nós aproveitamos a garrafinha de água do kit distribuído pelo Senar para destacar a importância da hidratação na prevenção da saúde. É preciso consumir pelo menos dois litros de água por dia, e a garrafinha ajuda a quantificar este volume. Basta enchê-la e beber toda a água quatro ou cinco vezes por dia”, ressalta Ana Karine.

Ineditismo
Segundo a coordenadora dos programas de saúde do Senar em Alagoas, Andrea Almeida, além do excelente trabalho de toda a equipe da Prefeitura, que envolveu nutricionistas, dentistas, enfermeiros, o acompanhamento psicológico após o teste rápido foi uma iniciativa inédita e um diferencial muito grande. “Uma experiência positiva, que nós passaremos a sugerir aos outros municípios parceiros”, destacou.

A programação do evento incluiu, ainda, palestras sobre saúde bucal e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, com depoimentos de mulheres que venceram a doença. Também foram distribuídas cartilhas com orientações sobre DSTs, incontinência urinária, dengue, chikungunya, tumores femininos, doenças da próstata, entre outras.

“Agradeço ao Senar, na pessoa da coordenadora Andrea Almeida, pelo grande projeto implementado com tanto sucesso e eficiência. Sua dedicação, organização, profissionalismo e boa vontade foi a chave de tudo. Obrigada mesmo. Nos novos projetos, não esqueça do nosso município”, agradeceu a secretária de Saúde do município de Coqueiro Seco, Rosângela Tenório.

A prefeita de Coqueiro Seco, Decele Damaso, também fez questão de conferir de perto todas as ações e destacou a importância dessas parcerias e do envolvimento dos profissionais de saúde do município. “Mais uma ação integrada com total apoio e dedicação dos profissionais inseridos nessa importante ação”, destacou.