Faeal e BNB discutem estratégias de apoio a produtores rurais

Reunião na sede da Faeal

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) têm alinhado ações e estratégias para garantir o acesso de produtores ao crédito rural, por meio do acompanhamento de processos e concessão de novas operações. Na última quinta-feira, 25, o superintendente regional do BNB, Pedro Ermírio, e o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, se reuniram na sede da Federação, para discutir parcerias. O encontro contou com a presença do superintendente do Senar AL, Fernando Dória, e de profissionais da instituição bancária.

Três pontos ficaram definidos na reunião: a participação do BNB em eventos do setor de bovinocultura, entre os meses de maio e agosto, na capital e no interior do estado; um trabalho de interlocução com a justiça e o Governo de Alagoas, na tentativa de reduzir os custos dos registros cartorários nas operações de crédito rurais; e ações de capacitação, melhorias no acompanhamento dos processos e volume de concessão de crédito para a agricultura familiar e para os médios produtores.

“Alguns bancos oficiais zeraram o orçamento para operações de agricultura familiar na modalidade de investimento e nós estamos tranquilizando a Federação, para que ela replique com os agricultores que o orçamento do Banco do Nordeste está disponível, assegurado e nós temos recursos para essas operações. Então, aquele agricultor que tiver qualquer dificuldade com outro banco, pode nos procurar”, garante Pedro Ermírio.

“Mais uma vez, recebemos o superintendente regional do BNB, que veio estreitar ainda mais a parceria com os produtores de Alagoas, colocando à disposição alguns serviços e pedindo sugestões para que pudéssemos viabilizar essa aproximação maior entre o banco e os agricultores e pecuaristas. Tudo o que for possível para viabilizar e facilitar a vida dos produtores rurais alagoanos, será feito”, afirma o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

Acordo de Cooperação
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas entregou ao superintendente regional do BNB a minuta de um acordo de cooperação entre as duas instituições. Um dos tópicos é a implementação de uma ação conjunta voltada para a renegociação das dívidas com base na Lei 13.340. A ideia é realizar encontros nos maiores municípios, com a participação de produtores rurais e representantes dos sindicatos rurais.

O documento também sugere que o BNB trabalhe com agências itinerantes dentro dos sindicatos rurais, para realizar o atendimento aos produtores e apresentar a lei e as linhas de financiamento.

Também está previsto na minuta o incentivo aos financiamentos por meio do BNB Agro Inovação, que possibilita o acesso a novas tecnologias com menores taxas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, e aos financiamentos para aquisição de peças e manutenção de máquinas pelo FNE.

COMPARTILHAR