Faeal e Senar AL marcam presença na 68ª Expoagro

Área da Faeal e Senar na feira

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AL) participam da 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro).

O evento acontece até o próximo domingo, 28, no Parque da Pecuária, em Maceió. Considerado um dos maiores do Nordeste em volume de negócios, deve movimentar cerca de R$10 milhões, segundo estimativa dos organizadores.

No estande da Faeal e Senar, os produtores rurais podem tirar dúvidas sobre Ato Declaratório Ambiental (ADA), Imposto sobre Propriedade Territorial (ITR), Contribuição Sindical Rural (CSR) e Certificado de Cadastro Rural (CCIR).

Domício Silva e Álvaro Almeida

Os produtores também têm a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do Senar AL na formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial, além dos programas especiais como o Mais Pasto, Saúde do Homem e da Mulher, Negócio Certo Rural e Mulheres no Campo.

“Gostei muito do espaço, porque traz a tecnologia e a gente passa a conhecer mais sobre o trabalho no campo. Ajuda muito. Eu, por exemplo, pensava que só se vacinava o boi na dianteira e aprendi aqui, na cartilha, que a vacina também pode ser aplicada na traseira do animal”, observa o criador João Benedito da Silva, 52 anos, do município de Pilar.

Parceria forte

Presidente Álvaro ao lado de colaboradores do Senar e Faeal

O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, reitera a parceria com a Associação dos Criadores de Animais (ACA), realizadora da Expoagro. “Essa exposição tem uma importância muito grande, é um momento de congratulação, de se mostrar a qualidade dos nossos animais, de se aprender mais com a experiência dos companheiros. Então, essa semana realmente é muito rica, tanto para o Senar, que foca na qualificação, no treinamento do homem rural, e quanto para a Federação, que vê a concretização do trabalho realizado nos últimos anos”, avalia .

“A Federação é a nossa entidade maior junto à CNA, uma grande parceira, correalizadora da Expoagro e sempre presente em todas as nossas lutas. Se essa exposição se consolidou como a maior do Norte e Nordeste, em termos de faturamento, foi graças a um grande trabalho capitaneado pela Faeal e pela ACA, na questão da defesa sanitária”, comenta o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva.

Uma das atrações é o carrinho de bois

“Há ainda as questões dos débitos rurais, dos programas de aftosa, brucelose, tuberculose, todo um apoio ao produtor rural. Da mesma forma acontece com o Senar, que mais uma vez está aqui para mostrar e oferecer seus cursos e programas como o Mais Pasto, tão importantes para capacitar o homem e a mulher do campo”, acrescenta Domício.