Igaci registra 648 testes rápidos em dia de programas de saúde do Senar

A comunidade rural de Igaci atendeu ao chamado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – e da Prefeitura do Município e marcou presença em mais uma edição dos Programas de Saúde da Mulher e do Homem, realizada nessa sexta-feira, 6 de setembro. Ao todo, 648 testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C foram realizados, o que comprova o alto grau de participação popular.

Durante a ação, 132 homens se submeteram ao exame de PSA e 125 ao toque retal, procedimentos fundamentais na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Entre as mulheres, 72 fizeram exame de citologia, verificaram a glicemia, a pressão arterial e assistiram a uma palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero.  O programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU -, a Prefeitura e o Sindicato Rural de Palmeira dos Índios e região também ofereceu serviços de estética, como cortes de cabelo.

“A ação comprova mais uma vez o zelo que a gestão municipal tem com o povo igaciense”, afirma o prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó, que acompanhou a realização do programa acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Adriana Almeida, do presidente do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, Nielson Correia Barros, e da secretária de Saúde de Igaci, Valdice Gomes.

Para a primeira-dama de Igaci, a parceria com o Senar é uma forma de oferecer serviços gratuitos de saúde para a comunidade mais carente do município. “Assim nós promovemos a inclusão social do público menos favorecido. Agradecemos à equipe do Senar por toda a dedicação e não podemos esquecer a participação do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, por meio do seu presidente, Nielson Barros, que tem sido uma ponte entre os municípios e o Senar”, afirma Adriana Almeida.

O presidente da Associação Beneficente Cultural Aprígio Bezerra, Expedito Bezerra, saiu do município de Minador do Negrão para conhecer de perto os programas de saúde do Senar. “É um prazer participar deste evento de grande dimensão, que atende a muitas pessoas. Esta é mais uma parceria que dá certo entre municípios da nossa região, o Sindicato Rural de Palmeira dos Índios e o Senar. É importante ressaltar que o Senar também tem nos ajudado muito em Minador do Negrão, sobretudo, na oferta de cursos que estimulam o crescimento do homem do campo, especialmente, do pequeno produtor”, avalia.

Para o presidente do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, Nielson Barros, realizar os programas de saúde na região é motivo de imensa satisfação. “Dos últimos 15 programas de saúde realizados pelo Senar no Estado, cinco foram proporcionados para Palmeira dos Índios e as cidades circunvizinhas. Agradecemos ao apoio do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, ao prefeito Oliveiro Piancó e à primeira dama, Adriana Almeida, que abraçaram o nosso programa e se empenharam em fazer o evento acontecer com perfeição”, diz Nielson.