Programas de Saúde mobilizam comunidade de Cajueiro

Dr. Mário Ronalsa ministra palestra sobre doenças da próstata

A população de Cajueiro recebeu os programas de Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – na última sexta-feira, 2 de agosto. A ação é fruto de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – e a Prefeitura do município.

Na Unidade Básica de Saúde Mário Ferro de Moura, os homens assistiram à palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, ministrada pelo urologista Mário Ronalsa Brandão Filho. Além disso, foram realizados 120 exames de PSA e toque retal; 114 aferições de pressão arterial; 52 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; 96 vacinações contra tétano e hepatite; 70 aferições de glicemia e 60 cortes de cabelo.

Aos 48 anos, o auxiliar de serviços gerais Genildo de Souza fez os exames da próstata pela primeira vez. “Nunca tive a possibilidade de fazer, mas a agente comunitária avisou e eu vim. Isso é muito importante, saúde em primeiro lugar”, comenta.

Mulheres fazem aferição de pressão e glicemia

Na Unidade Básica de Saúde Lígia Toledo, mulheres assistiram às palestras sobre câncer de mama e de colo de útero, os riscos do sedentarismo e a importância da alimentação para uma vida saudável. Foram realizados 81 exames de citologia; 78 aferições de glicemia; 62 de pressão arterial; 31 vacinações e 23 testes rápidos.

A aposentada Maria José Ferreira da Silva, 63 anos, reconhece a importância dos programas de saúde do Senar para a comunidade. “Era bom que acontecesse todo mês. Aprendi muita coisa importante para a minha saúde e ainda aproveitei para fazer exames. Isso é bom, porque nem sempre a gente tem dinheiro para fazer particular”, diz.

A coordenadora dos programas de Saúde do Senar em Alagoas, Andrea Almeida, reforça que o trabalho não encerra no dia da ação. “Nós enviamos os resultados dos exames para a Prefeitura e as pessoas cujo resultado apresentou alteração são encaminhadas para tratamento. Nos casos de câncer, o tratamento acontece em Maceió”, explica.

Andrea Almeida ao lado do secretário Wilson Macena

Esta é a segunda edição dos programas em Cajueiro. “A importância dessa parceria é levar a prevenção, principalmente para o homem, que ainda tem muita resistência em se cuidar. Além disso, conseguimos rever algumas demandas reprimidas para a mulher,  como as metas de citologia. Junto com o Senar, promovemos uma ação que envolve toda a sociedade cajueirense”, afirma o secretário municipal de Saúde, Wilson Macena.