Programas de Saúde realizam mais de 1,5 mil exames em seis meses

Fotos:  Everton da Paz Silva – ASCOM/Prefeitura de Carneiros

424 exames de Papanicolau, 593 PSA e 540 exames de toque. Este é o balanço dos programas de Saúde da Mulher e do Homem promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar AL – nos últimos seis meses, em cinco municípios alagoanos. Neste período, as ações foram realizadas em Pindoba, Cajueiro, Junqueiro, Mar Vermelho e Carneiros.

Os programas de saúde são promovidos em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal –, por solicitação das prefeituras, e têm o objetivo de prevenir e combater o câncer de mama, próstata e pênis, entre outras doenças. Durante a ação, também são realizados testes rápidos de DST/Aids, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras, serviços estética e entrega de kits de beleza para as mulheres.

A última edição dos programas de saúde do Senar AL em 2018 aconteceu no dia 23 de novembro, na cidade de Carneiros. “Outubro e novembro são meses dedicados à intensificação das campanhas de prevenção e esclarecimento a respeito dos cânceres de mama e colo de útero, no caso das mulheres, e de próstata, no caso dos homens. Em parceria com o Senar, reunimos estes dois públicos e mobilizamos ações conjuntas de ambas as campanhas. Foi um verdadeiro sucesso e vamos alcançar os objetivos propostos, pois estamos no caminho certo para a melhoria da saúde pública, com foco na prevenção e detecção precoce”, avalia a secretária de Saúde de Carneiros, Janaína Machado.

O prefeito de Carneiros, Geraldo Filho, também fez questão de verificar de perto as ações do Senar AL em parceria com a Prefeitura. Segundo Janaína Machado, o trabalho de prevenção à saúde vem sendo contínuo no município. “Em nome da Secretaria Municipal de Saúde, agradecemos a presença de todos que participaram do evento, em especial ao público alvo dos meses de outubro e novembro”, ressalta.

 

COMPARTILHAR