Senar AL promove cursos em Penedo

Turma do curso de Informática Básica

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar AL – tem realizado diversas ações de formação profissional e promoção social em Alagoas. Em Penedo, por exemplo, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas –Faeal – e do Sindicato dos Produtores Rurais do município, sob a coordenação do presidente, Murilo Rezende, O Senar promoveu, na última semana, os cursos de Informática Básica e Olericultura.

O curso de Informática aconteceu na unidade móvel do Senar AL. Dentro do ônibus, jovens aprenderam a utilizar a internet, ferramentas como Word e Excel, entre outros softwares. “Meu sonho é ser recepcionista e essa capacitação vai me ajudar muito”, diz a estudante Fernanda Silva Oliveira, 17, moradora do Povoado Palmeira Alta.

“Meu sonho é ser recepcionista”, diz Fernanda

“O Senar AL já capacitou cerca de 43 mil pessoas por meio do programa de Inclusão Digital Rural”, ressalta a responsável pelo programa, Vilma Rodrigues. O curso é de 20 horas divididas em cinco dias, com turmas no período da manhã e à tarde. Podem participar pessoas residentes nas comunidades rurais, que tenham mais de 16 anos e sejam alfabetizadas. 

“Hoje, a grande maioria dos empregos exige conhecimento de informática. Então as pessoas precisam se conscientizar que a informática está agregada ao trabalho, a fazer uma faculdade, uma pesquisa, enfim, representa oportunidades de crescimento profissional”, diz o instrutor do curso, Marco Antônio Amaral Vanderley Filho. 

Já no povoado Botafogo, agricultores aprenderam a identificar pragas e doenças que afetam a horta e a utilizar preparados alternativos, sem composições químicas, para fazer o controle. “A gente pediu socorro ao Senar para resolver esse problema, porque as pragas são cada vez mais constantes, nós perdemos muito dinheiro e não sabemos o que fazer”, afirma Roberto Pagamonha, vice-presidente da associação comunitária.

Turma do curso de Olericultura

Para solicitar os cursos do Senar/AL, o interessado deverá procurar o sindicato patronal rural, a Federação da Agricultura ou qualquer outra entidade vinculada ao setor rural. O Senar está localizado na Rua Dr. Rocha Cavalcante, 181, Jaraguá. Informações: (82) 3217-9813 ou senar@senar-al.org.br.