Senar Alagoas capacita costureiras de Craíbas pelo Programa Mulheres em Campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – está capacitando costureiras do município de Craíbas, no agreste do estado, por meio do Programa Mulheres em Campo. Ofertado numa parceria com a Prefeitura de Craíbas, o programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

“O programa conscientiza essas mulheres para que elas tenham o próprio negócio. As alunas aprendem a vender produtos de qualidade, lidar com o cliente, contabilizar as despesas e os lucros para ter a própria renda”, destaca a instrutora do Senar Alagoas, Cícera Nascimento.

Aos 56 anos, a costureira Maria Gorete Gomes da Silva diz que o curso agrega muitos conhecimentos. “Aprendi a fazer planejamento, diferenciar produtos, calcular preços. Isso é a base de tudo. Pretendo colocar meu negócio e, como já faço costura para fora, o Programa Mulheres em Campo me ajuda a saber como administrar e desenvolver o meu trabalho, a ampliar a visão para o futuro”, diz.

Talvanea Rocha dos Santos, 34, já vislumbra a ampliação da atividade. “Tenho um certo cantinho em casa para fazer as costuras e o momento agora é de ver onde estão os erros e corrigir para fazer crescer o negócio. Nós já temos uma certa prática, mas o aperfeiçoamento é importante. A gente vai aprendendo com a professora e as colegas”, comenta.

Esta é a segunda turma do Programa Mulheres em Campo na cidade de Craíbas. Em atendimento aos protocolos de prevenção à covid-19, apenas dez alunas participam da capacitação. Da primeira turma, várias mulheres conseguiram melhorar os empreendimentos e passaram a confeccionar e fornecer materiais para a Prefeitura.

“O entendimento é que elas comecem a divulgar melhor o seu trabalho no município e movimentar toda a estrutura financeira do comércio local. O Programa Mulheres em Campo, além de trazer esse olhar para o mercado, também traz um olhar para elas, para que se empoderem e se movimentem”, observa a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Craíbas, Maysa Cruz.

A mobilizadora do Senar na região, Lizete Gomes, também ressalta a importância do programa. “Essas mulheres já trabalham como costureiras e hoje estão sendo capacitadas para poder comercializar sua produção não só no município de Craíbas, como nas cidades circunvizinhas. O Mulheres em Campo promove o crescimento pessoal e a segurança na atividade profissional”, garante.