Senar Alagoas realiza 10ª edição dos programas de saúde em 2019

Urologista Mário Ronalsa fala sobre doenças da próstata

Os Programas de Saúde do Homem e da Mulher do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – chegaram à décima edição em 2019. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a do povoado Impoeiras, na cidade de Pão de Açúcar, sertão do estado. Realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal e a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU –, as ações aconteceram na Unidade de Saúde da Família Nelson de Souza Albuquerque e na sede da Associação de Moradores de Impoeiras.

A presença do público masculino foi significativa. Os homens fizeram 284 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C. 97 se submeteram ao PSA e 96 ao toque retal, procedimentos fundamentais para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Além disso, foram registrados 50 testes de glicemia, 97 aferições de pressão arterial, 40 eletrocardiogramas e 110 vacinações contra hepatite B, difteria e tétano.

Os homens também assistiram palestras sobre doenças da próstata, antropozoonoses (doenças transmitidas por animais), passaram por avaliação odontológica e receberam recipientes de hipoclorito de sódio, utilizado no tratamento de água para consumo humano. O material foi distribuído pela Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com um folder com explicações sobre o que é a água potável, quando usar, os cuidados necessários e as doenças causadas pelo consumo de água não potável, além de dicas para a utilização do hipoclorito.

Homens e mulheres receberam atendimento odontológico

Aos 46 anos, o agricultor Damião dos Santos decidiu fazer os exames da próstata pela primeira vez. Morador do povoado Pontal, ele chegou à sede da Associação dos Moradores de Impoeiras pouco antes das 5 horas e recebeu a senha de atendimento número 1. “Vim para cuidar da saúde, que é o mais importante, e gostei muito da palestra também”, diz.

Já as mulheres fizeram alongamento, exercícios físicos e assistiram a uma palestra sobre saúde mental e prevenção do suicídio, passaram por consulta médica e odontológica, se vacinaram, fizeram testes rápidos, aferiram pressão arterial, verificaram a glicemia e tiveram acesso a serviços estéticos, com corte de cabelo e manicure.

Daniela de Oliveira Lisboa, 32 anos, chegou à Unidade de Saúde Nelson de Souza Albuquerque acompanhada das três filhas: Fernanda, de 9 anos, Lívia, 3, e a pequena Isabela, de apenas um mês de vida. O objetivo foi levar Fernanda, a mais velha, para uma consulta médica, por conta de uma alergia.

“Essas ações são importantes, porque é difícil a gente conseguir uma ficha de atendimento, já que a nossa população é muito grande. Então, quando surge uma oportunidade dessa, a gente tem que correr”, comenta a mãe.

Secretária de Saúde e prefeito de Pão de Açúcar entregam kit de brindes do Senar para moradora de Impoeiras

Toda a ação foi acompanhada pelo prefeito de Pão de Açúcar, Clayton Farias. Ao lado da secretária municipal de Saúde, Elis Berlândia, e de outros gestores da prefeitura, Clayton verificou os atendimentos e conversou com a população.

“A gente agradece ao Senar pela oportunidade dessa parceria tão importante para que possamos salvaguardar a saúde dos nossos munícipes. Hoje, nessa situação financeira tão difícil, enfrentada por todas as cidades brasileiras, esse apoio vem a calhar para que possamos atender melhor a nossa comunidade”, ressalta Clayton.

Segundo a coordenadora dos programas de saúde do Senar em Alagoas, Andrea Almeida, a participação da prefeitura é fundamental para o sucesso das ações. “É interessante ver o quanto os municípios vêm se somando ao nosso propósito de levar saúde para as comunidades rurais. Em Pão de Açúcar, por exemplo, a prefeitura inovou oferecendo eletrocardiograma. É desta forma, firmando um compromisso mútuo, que conseguimos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que nem sempre podem se deslocar aos grandes centros urbanos em busca de tratamento”, comenta.

Município inovou na oferta de eletrocardiograma