Senar Alagoas realiza curso de Conservação e Recuperação de Nascentes

Curso foi ministrado pelo técnico da Semarh Adolfo Barbosa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – realizou, nestas terça e quarta-feira, 25 e 26, um curso de Conservação e Recuperação de Nascentes. Voltado para profissionais de extensão rural, estudantes universitários, ambientalistas, veterinários e agrônomos, o curso foi ministrado pelo técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas – Semarh –, Adolfo Barbosa.

O objetivo do curso é capacitar e habilitar os participantes no uso de técnicas conservação e recuperação de nascente, utilizando opções de baixo custo e fácil implantação, bem como difundir boas práticas na produção de água para uma convivência sustentável.

Com carga horária de 16 horas, o curso abordou temas como formação de nascentes quanto a origem e ao regime de fluxo; o que plantar; e como fazer pluviômetro caseiro. Teórico e prático, se dividiu em atividades em sala de aula e um dia de visita técnica a nascentes recuperadas em propriedades rurais do município de Cajueiro.

Como atividade base do projeto foi aplicada a técnica de solo cimento, método mais simples e fácil para a proteção da nascente, na dinâmica de se fazer a intervenção no melhoramento físico da água, a partir da sua localização.

Turma em visita de campo