Senar inaugura Centro de Formação Profissional Rural em Penedo

Parceria com a Prefeitura do Município deve impulsionar a qualificação da população do campo

Gestores da Faeal, Sindicato Rural e Prefeitura descerram placa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – inaugurou um Centro de Formação Profissional Rural no município de Penedo. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, e foi marcada pela entrega dos diplomas de 11 formandos do Curso Técnico em Agronegócio.

Resultado de uma parceria entre o Senar AL, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal –, o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura de Penedo, que cedeu o imóvel, o novo centro de capacitações tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento das atividades agrícolas, agropecuárias, de carcinocultura, piscicultura, caprinocultura, apicultura, artesanato e culinária, com foco na geração de renda, em especial, para populações do campo.

Segundo o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, a parceria entre o Sindicato Rural e a Prefeitura de Penedo passa a ser um referencial para outros municípios. “Este é um exemplo que o nosso presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Penedo, Murilo Rezende, está dando. Neste momento de dificuldades, de restruturação e reinvenção do nosso sistema, essa parceria significa dizer que, em Penedo e na região, a nossa Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) continua forte, a nossa Federação da Agricultura continua forte e o nosso sindicato rural sendo reconhecido”, comenta.

O presidente da Faeal também ressalta a importância da atuação da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. “Temos a certeza de que se outras prefeituras seguirem este exemplo e apoiarem o Senar com a cessão de espaços para os treinamentos, teremos a possibilidade de capacitar muito mais alagoanos e contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, reconhece Álvaro Almeida.

Murilo Rezende: “Há poucas parcerias como esta no Brasil”

A nova sede tende a impulsionar o trabalho do Senar em Penedo e região, onde, nos últimos cinco anos, cerca de 300 cursos já foram ofertados, o que significa a qualificação profissional de aproximadamente 5 mil pessoas. “Eu acredito que, no Brasil, há poucas parcerias como esta, entre município e sindicato. Este é um grande passo não apenas para a população rural, mas para a sociedade de um modo geral. Agora nós temos um endereço fixo e isso nos aproxima ainda mais da comunidade”, comemora o presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Penedo, Murilo Rezende.

Para o secretário de Agricultura de Penedo, Manoel Messias Lima, a inauguração do Centro de Formação Profissional Rural é um marco na história da agricultura da região do Baixo São Francisco e, especialmente, do município. “Há 18 meses estamos realizando diversas atividades para a geração de emprego e renda, em parceria com várias instituições, mas o Senar é o nosso parceiro número um, pois qualifica o nosso produtor. Agora, inauguramos esta sede, a primeira no interior do estado. Isso mostra que estamos no caminho certo, buscando parcerias para melhorar a qualidade de vida da comunidade do campo”, afirma.

“Este é um prédio público cedido sem restrição de tempo, pois o município entende que esta parceria é vital para a qualificação de mão de obra. Não adianta ter recursos financeiros e projetos, se não houver pessoas preparadas. Este é um dos grandes problemas do Brasil, a necessidade de capacitação de profissionais para as atividades econômicas, e o Senar tem realizado um trabalho importantíssimo, por meio da oferta de inúmeros cursos de qualidade”, reconhece Francisco Sousa Guerra, procurador-geral do município de Penedo.

Foto com formandos do Curso Técnico em Agronegócio