Senar promove programas de saúde em Cacimbinhas

Fotos: Luciano Santos/Agenda Alagoas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – levou os Programas de Saúde da Mulher e do Homem para a cidade de Cacimbinhas. A ação aconteceu na última sexta-feira, 18, na Unidade Básica de Saúde Genésio Teodoro de Menezes, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – e o Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, que também atende aos produtores de Cacimbinhas.

Foram realizadas palestras de prevenção, 101 exames de citologia, 100 testes rápidos de HIV e sífilis, 250 aferições de pressão arterial e 250 testes de glicemia. 103 homens fizeram exame de PSA e 88 se submeteram ao toque retal. O dentista do município atendeu 80 pacientes e as mulheres passaram por consulta médica, com encaminhamento para mamografia.

A secretária de Saúde de Cacimbinhas, Agd’Aline Fernandes Bulhões, destacou o caráter preventivo do programa, principalmente, a ação voltada para a saúde do homem, com a realização de exames por meio da equipe de urologia. “A prevenção e o diagnóstico precoce é o que almejamos para nossos pacientes”, afirmou Agd’Aline.

O presidente do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, Nielson Correia Barros, ressaltou a importância dos programas de saúde do Senar para a população do campo. “Nós sabemos das dificuldades dos municípios brasileiros para promover a saúde da população. Neste contexto, o acesso aos serviços públicos é ainda mais difícil para as comunidades rurais, que estão distantes dos grandes centros. Esta parceria do Senar é a oportunidade de levar saúde para quem mais precisa”, avaliou.