Senar realiza capacitação com técnicos do AgroNordeste

Capacitação aconteceu na sede do Senar Alagoas

Eduarda Xavier (estagiária)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – reuniu técnicos de campo credenciados no programa AgroNordeste, nesta sexta-feira, 13, para explicar como acontecerão as ações de assistência técnica e gerencial oferecidas aos produtores rurais no estado. O encontro aconteceu na sede do Senar, em Maceió.

Além de explicar sobre o funcionamento do programa, a coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Alagoas, Luana Torres, também apresentou o Sistema de Gestão da Assistência Técnica e Gerencial – Sisateg –, onde os técnicos de campo podem agendar visitas às propriedades e cadastrar informações em relatórios.

Cada técnico de campo gerenciará um grupo de até 30 produtores e realizará visitas mensais às propriedades dos assistidos pelo programa durante um período de 2 anos. Os grupos são divididos por área de manejo.

“Se o técnico está responsável por produtores de frutas, os 30 assistidos devem ser fruticultores, pois o programa é voltado para o gerenciamento da atividade principal dessas famílias”, explica Luana Torres.

Os projetos pilotos Frutec – desenvolvido em parceria com o Sebrae Alagoas, por meio do Sebraetec – e ATeG de bovinocultura de leite, realizados respectivamente nos municípios de Santana do Mundaú e Major Izidoro, já estão em fase de finalização. Nos próximos dias, os técnicos começam a cair em campo para atender às demandas dos produtores.

Mais sobre o AgroNordeste

O plano de ações do comitê estadual do AgroNordeste prevê o investimento de R$ 110,8 milhões em diversas ações no estado, mas os recursos dependem de aprovação e disponibilização orçamentária pelo comitê central. Caso seja aprovado, será utilizado nos próximos três anos para a promoção da sustentabilidade da bovinocultura de leite na microrregião do município de Batalha, por meio de ações que proporcionem alimentação animal a custo reduzido, beneficiamento e comercialização da produção leiteira.