Senar realiza mais uma edição dos programas de saúde em Junqueiro

A população rural do município de Junqueiro teve a oportunidade de participar de mais uma ação dos programas de Saúde da Mulher e do Homem promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas. As ações aconteceram na última sexta-feira, 24 de maio, nas unidades básicas de saúde dos povoados São Benedito e Retiro.

Os programas de saúde têm o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal – e são realizados em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, prefeituras e sindicatos rurais dos municípios. O objetivo principal é combater o câncer de mama, próstata e pênis, entre outras doenças. Além de palestras, os homens e mulheres do campo recebem orientações e fazem exames preventivos.

“Um homem no Brasil recebe a notícia de que tem câncer de próstata a cada sete minutos; um homem morre por esta doença a cada 40 minutos. 25% dos portadores de câncer da próstata morrem devido a doença e 20% são diagnosticados em estágios avançados. Não é possível evitar a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%”, explica o urologista Mário Ronalsa Brandão Filho, durante palestra.

Após assistir à palestra do urologista, o agricultor José Alves da Silva decidiu fazer os exames de PSA e toque retal pela primeira vez – aos 67 anos. “Agora eu vejo que é importante fazer, porque se tiver a doença, a pessoa pode se cuidar logo”, diz. Aos 19 anos, a estudante de Pedagogia Vanice Soares dos Santos aproveitou a oportunidade para fazer o exame de citologia. “Para mim é importante porque posso me prevenir contra várias doenças”, afirmou.

Toda a ação foi acompanhada pelo presidente da Federação da Agricultura e do Conselho de Administração do Senar AL, Álvaro Almeida; o prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto; e a presidente do Sindicato Rural do município, Morgana Tavares. “É muito importante essa parceria em prol da atenção à saúde da mulher e do homem, este é um dia muito especial e nós só temos a agradecer”, diz Carlos Augusto.

“Trouxemos as ações para comunidades que realmente precisam desse atendimento e estamos avançando no sentido de trazer mais benefícios para essas pessoas”, avalia Morgana Tavares. “Isso é muito importante para nós e, principalmente, para a população de Junqueiro. Estamos mais uma vez satisfeitos e com a certeza de que seguimos cumprindo com a nossa obrigação nesse aspecto de cuidar da saúde do homem e da mulher do campo”, comenta o presidente Álvaro Almeida.