Alunos do Senar Alagoas produzem cartilha sobre comunicação empresarial

Maria Eduarda Xavier (estagiária sob supervisão)

Alunos do Programa Jovem Agricultor Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas –, produziram uma cartilha digital sobre a importância da comunicação efetiva no ambiente de trabalho. O material foi uma das atividades da disciplina de Comunicação, integrante do módulo de habilidades básicas do curso de Mecânico de Manutenção de Tratores.

O conteúdo da cartilha possui informações sobre falhas na comunicação e como corrigi-las, boas práticas no ambiente de trabalho e possíveis soluções para ruídos comunicacionais. O objetivo é melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e contribuir para a proposta de soluções, exposição de ideias e explicação de estratégias de maneira clara.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Caetex Florestal S/A, empresa que pertence ao Grupo Caeté, e o Senar Alagoas. “Por meio desse projeto, os jovens conseguem desenvolver a habilidade de se comunicar de maneira mais assertiva, fixando todo o conteúdo que foi visto na disciplina para pôr em prática na rotina dentro da empresa” explica Vânia Paes, instrutora do Senar.

Durante a apresentação da cartilha foi realizada também uma gincana de matemática como parte da conclusão da disciplina. A gincana contou com três etapas e, em cada uma delas, os jovens precisavam resolver alguns desafios propostos. Ao final, receberam uma premiação simbólica.

 

Jovem Agricultor Aprendiz
O curso possui a duração de um ano, com carga horária de mil horas, divididas em módulos de habilidades básicas e específicas. Tem como público alvo adolescentes e jovens que estejam matriculados e frequentando a escola, no ensino fundamental ou médio, na faixa etária compreendida entre 18 e 24 anos.

A programação das aulas abrange todas as principais competências da ocupação possibilitando que o participante conjugue conhecimento e prática. A qualificação profissional básica abre caminhos para ofertas formativas complementares.