Rede e-Tec: alunos apresentam trabalhos de conclusão de curso em Junqueiro

Alunos apresentam relatório técnico da criação de camarão marinho em propriedade de Limoeiro de Anadia

O Sindicato Rural de Junqueiro abriu as portas na manhã deste sábado, 20, para a apresentação dos trabalhos de conclusão dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. 13 alunos apresentaram TCCs sobre temas envolvendo bovinocultura de corte; crédito para investimentos no setor; produção de mel; criação de camarões, ovinos e suínos; marketing no agronegócio, entre outros assuntos.

Os trabalhos de conclusão de curso foram apresentados à banca examinadora formada pela coordenadora da Rede e-Tec Senar em Alagoas, Graziela Freitas; o coordenador de Tutoria da Rede e-Tec, Isaac Ferreira; e a tutora e orientadora da turma, Jackeline Targino.

“Esses estudantes são vitoriosos, pois enfrentaram as dificuldades impostas pelo pandemia, se dedicaram e apresentaram trabalhos bem fundamentados, claros e objetivos sobre os diversos assuntos”, avalia Graziela.

Graziela Freitas, Morgana Tavares e funcionários do Sindicato Rural de Junqueiro dão boas-vindas aos alunos

Aos 40 anos, José André dos Santos enfrentou o desemprego para realizar o sonho de ser técnico em Agronegócio formado pelo Senar. Morador do município de Campo Grande, ele tinha que percorrer cerca de 140 quilômetros e tomar quatro lotações para participar dos encontros presenciais do curso, em Junqueiro. Algumas vezes, saiu de casa, às 4h da manhã, sem o dinheiro da passagem de volta. Agora, comemora a conquista profissional.

“Eu moro numa região em que a pecuária e a agricultura são muito fortes, mas não há assistência técnica. Por isso decidi me formar pelo Senar, enfrentei muitas dificuldades, mas hoje posso dizer que sou um técnico em Agronegócio e indico a todos os produtores e filhos de produtores rurais que procurem os cursos do Senar para que possam se tornar profissionais de verdade”, diz José André.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares, histórias como a do José André reforçam a importância do Sistema Faeal/Senar-AL/Sindicatos para a população rural em Alagoas. “Ficamos felizes e realizados, pois o nosso maior objetivo tem sido incentivar e profissionalizar os jovens, homens e mulheres que trabalham diretamente na agricultura familiar. A realização profissional de cada um desses cidadãos, com certeza, é a nossa missão”, comenta.

Jackeline Targino e Isaac Ferreira estiveram na banca examinadora