Senar Alagoas dá boas-vindas aos candidatos do Programa Jovem Aprendiz

Maria Eduarda Xavier (estagiária sob supervisão)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – visitou a escola Conceição Lyra para dar as boas-vindas ao estudantes participam do processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz, para a turma do curso de Mecânico de Manutenção de Tratores, na Usina Caeté, município de São Miguel dos Campos. 

O objetivo do encontro foi explicar para os candidatos a metodologia de ensino, quais responsabilidades, direitos e deveres que eles possuem durante todo o programa. Voltado para jovens com idade entre 18 e 24 anos, que estejam cursando o ensino médio, o curso possui carga horária de mil horas, com módulos divididos em habilidades básicas e específicas.

“Muitos jovens gostariam de ter essa oportunidade e não têm, quem for selecionado, aproveite e agarre com unhas e dentes. Usufrua da chance que está recebendo de ser inserido no mercado de trabalho por meio do programa de aprendizagem”, pontua a coordenadora do Departamento Técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas.                                                                                                                                                                                      

Nos módulos de habilidades básicas está toda a parte teórica. Os alunos aprendem sobre comunicação, relação interpessoal, matemática, informática e gestão empreendedora. Nos de habilidades específicas, aprendem sobre a ocupação escolhida pela empresa parceira – no caso da Usina Caeté, mecânico de manutenção de tratores. Em seguida, partem para as atividades práticas dentro da empresa.

O programa tem duração de um ano, com 4 horas de aula por dia, de segunda à sexta-feira. O início das aulas está previsto para o próximo dia 18 de janeiro e sua finalização do curso, com as atividades práticas, em 19 de janeiro de 2022. Ao final do programa, os participantes recebem duas certificações: um certificado de conclusão de curso e outro de qualificação profissional.